Search

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como passar no Mestrado em Direito da USP - aprenda com os meus erros

Antes de iniciar o processo seletivo, eu digitei 'Como passar no Mestrado em Direito da USP' no Google e não encontrei nada que me explicasse detalhadamente cada fase do processo ou me desse dicas de como me preparar. Infelizmente eu não passei, mas como fui longe o bastante para entender o processo, usarei da minha crítica para identificar o que deu errado e evitar que você também chegue perdido e cometa os mesmos erros que eu.

A seleção do Mestrado em Direito da USP é composta pelas seguintes fases:

- Prova de língua estrangeira (inglês, italiano, francês ou alemão);
- Prova dissertativa;
- Escolha do Orientador e Apresentação de projeto de pesquisa;
- Entrevista e/ou prova (essa fase é facultativa ao orientador).

Prova de língua estrangeira:
As provas são feitas pela FUVEST e basta que você acerte 70% da prova para seguir no processo seletivo. As provas passadas ficam disponíveis no site da instituição. Vale muito a pena responder as provas antigas, pois como a maioria das questões envolve interpretação de texto, a cada prova feita você amplia o seu vocabulário.
Outra coisa, saia de casa com bastante antecedência! Eu sei que essa máxima é um lugar comum, especialmente em São Paulo, mas nesse caso a minha recomendação é para uma preocupação extra.
A minha prova foi feita no Campus da USP próximo à estação do Butantã. Apesar do acesso ser fácil via metrô, da estação até o local da prova é muito distante. O Campus é imenso e pouco sinalizado. Se chegar com o horário apertado, fica de fora.
No dia da minha prova ainda aconteceu um movimento extra na região e acabei chegando 20 minutos atrasada. Já estava quase convencida de que não poderia fazer a prova, mas os fiscais foram incríveis ao entender todas essas dificuldades e esticar o horário em meia hora, permitindo que eu e outras vítimas do trânsito fizéssemos a prova.
O gabarito sai no fim do mesmo dia e como o critério é objetivo, você já vai pra prova dissertativa do dia seguinte sabendo o resultado.

Prova dissertativa:
Antes de fazer a prova eu não tinha ideia de como seria! O edital diz apenas os tópicos para estudo, mas não descreve com detalhes como será a prova dissertativa. Os meus amigos que haviam feito a seleção da USP já não lembravam como era e o Google, meu oráculo, não conseguiu conectar os meus comandos desesperados de 'como passar no mestrado em Direito da USP' e me dar uma resposta precisa.
Pois bem, o edital te dará 10 tópicos para cada área de concentração (Direito Público, Direito Internacional etc.). No dia da prova eles sortearão 1 dentre esses tópicos e você terá 4 páginas em branco pra fazer uma redação à respeito. Não há maiores direcionamentos.
Algumas áreas farão sugestão de bibliografia no edital, outras não. Eu fiz a prova de Direito Econômico e não fazia a menor ideia de por onde estudar os tópicos indicados. Foi apenas na véspera da prova que eu descobri que no site de Direito da USP há um espaço pras ementas das disciplinas de graduação e que na de Direito Econômico (para a qual eu me apliquei) há vários tópicos iguais ao edital. E o melhor, a ementa contém sugestão bibliográfica, o que norteará os seus estudos.
Basta clicar na aba 'Graduação', depois em 'Catálogo de graduação' e escolher um dos catálogos. Aberto o catálogo, é só selecionar o Departamento da Área de Concentração que você deseja informações. No meu caso, eu cliquei em DEF (Departamento de Direito Econômico e Financeiro).



A prova foi realizada no Campus do Largo São Francisco, que fica bem próximo da estação de metrô da Sé (dá pra ir andando). Então dessa vez não houve tanta emoção na chegada. O que foi ótimo, porque a porta da sala foi fechada pontualmente no período indicado no Edital (15min antes da realização da prova).
Aqui também é necessário atingir pelo menos a nota 7 (de 0 a 10), contudo o resultado demora cerca de 2 meses.

Projeto de Pesquisa:
Primeiro e mais importante conselho de todos: não espere o resultado da prova dissertativa pra fazer o projeto, ou você virará noites e comprometerá a qualidade do seu trabalho, seja por impossibilidade de ler tudo o que você precisa, ou porque não terá tempo pra revisar o que escreveu. Eu cometi esse erro e fiz o meu projeto em 2 semanas.
Antes de começar a escrever o projeto, você deve escolher o seu orientador. Afinal, o ideal é que você leia tudo o que ele já produziu e cite no seu projeto. Isso não tem nada a ver com bajular ou massagear o ego do orientador. Essa postura, na verdade, tem o objetivo de deixar claro que você o escolheu porque conhece sua pesquisa e respeita sua opinião, e não há modo melhor de demonstrar isso que no seu projeto.
Segui um conselho de um grande amigo nessa parte: pesquisei cada um dos orientadores disponíveis na Plataforma Lattes. Olhei suas publicações e, a partir disso, pude escolher alguém cuja linha de pesquisa se aproximava da minha.

Agora que você já escolheu o orientador é hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, os dedos no teclado. Antes de escrever, contudo, vá novamente até o site de Direito da USP, que a essa altura já deve estar na sua barra de favoritos e aparecer como primeira opção no preenchimento automático do chrome.
Clique na opção 'Docentes', depois na área de concentração que você se inscreveu e em seguida no orientador para o qual você se aplicará. Do lado direito aparecerá o link 'Orientação'. Alguns professores não preenchem esse espaço, mas os que o fazem colocam tudo que desejam ver no projeto de pesquisa. É bem mais detalhado que o Edital e ajudará na hora de definir a estrutura do seu trabalho.

Agora que você já escolheu o orientador e sabe como precisa estruturar o seu projeto, é hora de começar a escrever. Além dos seus livros pessoais e das bibliotecas da sua cidade, você pode contar com o Google pra achar excelentes artigos científicos. É só ir na página inicial do 'Google', clicar em 'Mais', depois em 'Outros produtos do Google' e, por fim, em 'Google acadêmico'. A partir desse momento a sua busca será feita nos arquivos de artigos e publicações científicas do Google.

Boa sorte aos futuros aplicantes! Que vocês saibam responder pra ser aprovados; mas, principalmente, que saibam perguntar pra mudar o mundo. Que o conhecimento de vocês vá além das prateleiras nas bibliotecas e chegue a cada um de nós.

19 comentários:

Gui disse...

Muito bom texto, adorei! Aplicarei essas dicas - algumas delas não apenas em processo seletivo para mestrado na USP. =]

Boa sorte na próxima vez! ;D

Anônimo disse...

Olá, Nanda!
Parabéns pelo texto e parabéns por ter chegado à fase mais difícil da seleção: a temida ENTREVISTA! Saiba que poucos passam de primeira, viu?!
Faço votos que você consiga a tão sonhada a provação ano que vem!
Abraços e tudo de bom!
Jana.

Marcos disse...

Muito obrigado, Nanda.
As suas dicas foram muito precisas e boas.
Boa sorte para você.
Abraços.
Marcos

Anderson Hander disse...

Sou mestre em Linguística pela UnB. Tenho contribuições sobre esse assunto: http://criteriorevisao.com.br/como-passar-em-provas-de-mestrado/c

Nanda Campelo disse...

Ótima contribuição, Anderson! Obrigada.

Henrique Araújo disse...

Muito bom, Nanda! Obrigado!

Princesa Cansada disse...

Muito obrigada pelas preciosas dicas. O edital é super vago e ficamos realmente perdidos. Entretanto, continuei com duas dúvidas, se você puder me responder, serei muito grata.

Quanto à prova de inglês, ela é apenas objetiva ou possui redação também? Pois vi algumas pessoas dizendo que tinha que redigir um texto em inglês.
E a prova discursiva, quanto aos 12 pontos, continuei perdida kkk Eles sorteiam um dos 12 temas e eu vou ter que escrever uma redação sobre eles? Então, na hora de estudar, eu tenho que estudar os 12 temas, pois todos eles poderão cair, certo?

Muito obrigada!

Nanda Campelo disse...

Fico feliz de ter ajudado, Céu na boca!
Tirando as suas dúvidas... A prova de inglês é apenas objetiva. Não há redação. Você pode verificar as provas anteriores no link que eu coloquei na publicação.
Quanto à prova discursiva, sim, você precisará estudar os 12 (no ano que eu fiz eram 10) pontos, pois necessariamente um deles será o tema da sua redação. A sua conclusão está correta.
Grande abraço e estou à disposição.

Fernando disse...

Parabéns pelo post Nanda! Se você puder, gostaria de tirar as seguintes dúvidas: você participou como aluna especial ou ouvinte? acha válido conversar com um professor para deixar o "terreno" pronto? Sei que muitos fazem isso, mas não estudei lá e não conheço professores. Obrigado, e grato pela ajuda. Abraços

Nanda Campelo disse...

Desculpa a demora em responder, Fernando. Infelizmente não tenho muito como te ajudar. Nunca fui aluna da USP, nem mesmo como ouvinte, tampouco tive contato com o prof. ao qual submeti o meu projeto. Talvez um contato prévio ajude, nem que seja para entender melhor as linhas de pesquisa do professor. Grande abraço e boa sorte!

Unknown disse...

Excelente texto, Nanda. Obrigado, pela solidariedade!

SSantos disse...

Muito me ajudou seu texto, Nanda!Obrigada. Dá um pouquinho de medo porque não viemos desta universidade, mas encontrar pessoas como você (disponível) me conforta. Abraço!

Luiz Bellotti disse...

Nanda, muito esclarecedor e preciso. Obrigado por partilhar suas experiências! abraços!

Anônimo disse...

Olá Nanda, agradeço as todas as dicas. São muito valiosas.
Pretendo prestar na área do Direito Tributário, que também não indica doutrinas. Além do catálogo no site da USP, sabe de alguém que fez mestrado nessa área e que ressalta alguns livros importantes?

Muito Obrigada.

Anônimo disse...

Você tem ideia do quanto ajuda com o seu blog? MUITO obrigada.

Anderson Hander disse...

Prezado futuro(a) Mestrando(a),

Finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder os vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.

O curso está segmentado em 15 seções e é um investimento importantíssimo para aqueles que desejam aprovação no mestrado.

http://criteriorevisao.com.br/compre-o-seu-curso-como-passar-no-mestrado/

Edmilson Galvão disse...

Muito bom. Parabéns pela iniciativa!

Fábio Portela disse...

Excelente texto!!
Outra dica importante para ser aprovado é ler e compreender todas as regras do edital de seleção. Escrevi um texto sobre o assunto:
http://pesquisajuridica.blog.br/mentoring/processo-seletivo-do-mestrado-em-direito/

Anônimo disse...

Sands Casino | Slot Machines | Review
Sands Casino offers over 400 slots 제왕카지노 with different themes and themes to choose 카지노 from. It septcasino is powered by Microgaming and NetEnt and has an awesome range of games.