Search

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Custo para ir... LONDRES


Quanto custa estudar Inglês em Londres por seis meses? É claro que a resposta mais óbvia, simples e que todo mundo te dá é: depende. Depende do seu estilo de vida, do tipo da escola que você vai estudar etc. etc. etc. Então para responder aos meus amigos que, como eu, tem o sonho de se lançar numa aventura como essa, vou mostrar o quanto está custando para mim e porquê, então vocês calculam e podem ter uma média do quanto seria pra vocês.

1º PONTO: IR OU NÃO POR AGÊNCIA? 
Todo mundo acha que viajar por agência fica muito mais caro. Só fica se vocês não pesquisarem bastante. O preço do curso de inglês é o mesmo, não importa se você vai ou não por agência ou por qual delas. O mesmo para os serviços de acomododação, porque serão prestados pela sua escola. Ou seja, o valor da acomodação varia de escola para escola e não de agência para agência.

Duas coisas podem deixar o fato de ir através de uma agência mais caro: se elas te cobrarem pelo serviço como um todo e/ou se cobrarem para intermediar o seu visto. Como eu pesquisei em todas as agências de Salvador (Bahia - Brasil, onde eu moro) e sabia exatamente o preço de cada uma, usei isso pra conseguir isenção da taxa de serviço da agência. O único momento em que realmente ficou mais caro foi por causa do visto. Algumas agências te cobram pelo serviço, outras te encaminham para pessoas especializadas nisso, que também te cobrarão. É claro que você pode fazer tudo sozinho, mas como foi a minha primeira viagem, eu moro em Salvador e tudo do visto Britânico é resolvido no Rio de Janeiro e eu ainda não conhecia de inglês o bastante pra me sentir segura nas minhas pesquisas, paguei esse "a mais", que me custou cerca de R$250,00. Pronto, resumindo, foi isso que paguei a mais por usar os serviços de uma agência. Valeu muito pela dor de cabeça que eu não tive. =D

2º PONTO: CÂMBIO. 
O valor do seu intercâmbio está diretamente ligado à taxa de câmbio, porque tudo será pago na moeda do local para onde você irá. No caso de Londres, Libras. Hoje, por isso, é um excelente momento para viajar, porque o câmbio nunca esteve tão favorável. Não vou colocar aqui o câmbio exato que eu paguei, porque essas informações estão em Salvador. =/

Vamos aos custos... 

CURSO DE INGLÊS: Fiz a opção por uma boa escola, mas bastante conhecida e com cerca de 15 a 18 alunos por sala, por ficar mais barato. Paguei os 6 meses, porque trata-se de exigência da escola para  mandar uma carta, necessária para o visto. R$5.360,40. 

ACOMODAÇÃO: Paguei pra ficar em casa de família no primeiro mês. É a opção mais cara, é verdade, mas é uma boa, porque você chega aqui completamente perdido e sem falar direito a língua. Um mês é um tempo razoável para você procurar um apartamento para dividir e se estabelecer na cidade. Zona 3 de Londres, quarto só pra mim, café-da-manhã e jantar. R$1.849,60.

PASSAGEM: A cotação da passagem é em dólar. Compra-se a ida e a volta juntas e esse valor pode ser parcelado. R$2.222,37.

VISTO: O visto é caro e ainda tem o custo da passagem, porque você precisa ir até São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. Como o valor da passagem varia demais, vou colocar aqui somente o valor do visto, inclusa a tarifa da agência. R$720,00.

*OBSERVAÇÃO: Os documentos exigidos para o visto variam de acordo com o tipo de visto que você deseja. Atualmente o Consulado Britânico exige um nível intermediário de inglês para conceder vistos de Estudante com permissão para trabalho (somente 10h por semana). É esse meu visto. A sua própria escola contratada de Londres aplica um teste e emite uma carta ao Consulado sobre o seu nível de inglês. Os únicos outros documentos exigidos são uma carta do banco dizendo que você teve durante todos os dias do último mês um mínimo em conta equivalente a 800 libras por mês que você estará na Inglaterra (6 meses = 800x6) e uma declaração do dono da conta, caso não seja sua, dizendo que será responsável por suas despesas. No meu caso, esse valor estava na conta do meu pai, então tive que juntar ainda a minha certidão de nascimento que, assim como a carta do banco, precisa ser traduzida juramentada, o que me custou mais R$85,00.
- Além da sua própria conta, o Consulado Britânico somente admite pai, mãe, avô e avó. A conta de outras pessoas não serve.

SEGURO SAÚDE:  Países como Espanha, Portugal, Itália... (tem uma lista que você pode encontrar na internet) não te exigem seguro saúde, porque tem um convênio com o Brasil que te dá assistência gratuita. (Nandinha, que está em Portugal, disse que foi exigido seguro saúde para o visto. Fica então a dica de entrar em contato com a Previdência para verificar qual a cobertura desse convênio e se ele substitui a contratação de um seguro privado). No caso da Inglaterra é preciso contratar um seguro, com no mínimo U$30.000,00 de cobertura por evento. Eu peguei uma opção boa, mas com melhor preço. Você paga por dia, desde o dia de embarque até o dia em que você estará de volta ao seu país. Esse valor pode ser parcelado em várias vezes. R$948,30.

*OBSERVAÇÃO: Se você ainda estuda e em faculdade particular, como eu, inclua nas suas despesas o trancamento da faculdade. Normalmente o valor da matrícula mais uma pequena taxa.

CUSTOS
Passagem  R$ 2.222,37
Curso inlgês*, casa de família**  R$ 7.210,00
Visto  R$    720,00
Tradução Juramentada  R$      85,00
Seguro Saúde  R$    948,30

10 comentários:

Fernanda Barata disse...

Flor, só uma observação ... para ter visto de estudante em Portugal, é sim necessário um seguro saúde no valor de no minimo 30.000

Pelo que eu descobri na época, tem uma opção bem barato, que é algo ligado a previdência social. Não sei bem como funciona por que optei por um seguro mais completo, e por isso mais caro, mas pra quem quiser, vale muuuito a pena pesquisar (se não me engano o seguro ficava em torno de 60 reais).

Ahhh, e vale você incluir aqui também a dica do visa travel. Sem ele aqui as coisas ficam bem mais complicadas!

Nanda Campelo disse...

Valeu, Nandinha! =D

Pois é... achei que fosse desnecessário justamente por conta desse convênio do Brasil com alguns países europeus, como Portugal. Em alguns sites que eu pesquisei eles informam que basta você se dirigir a um hospital do outro país, dizer que é brasileiro e que depois você receberá no Brasil uma correspondência que terá que levar até a Previdência. Em outros sites, que você precisa ir até à previdência ANTES de viajar. Bom... o convênio existe. #ficadica de procurar a Previdência com antecedência e se informar sobre as suas opções. =D

marlise disse...

Fernanda, o valor do curso está muito barato, qual é a escola? Estou pagando 238,00 pelo tradução juramentada, poderia me indicar a empresa que contratou? Grata. Abraço. Marlise

Nanda Campelo disse...

Olá Marlise.
A escola é a Malvern House. Você pode conferir os preços e mais informações no site http://www.malvernhouse.com/

Quanto à tradução juramentada, eu fiz com o Celso (9912-2098/3381-8658), que foi um dos contatos passados pela agência pela qual eu viajei. Um outro foi a Denice (3264-5635). Talvez valha a pena você ligar pros dois e perguntar sobre preço e disponibilidade.

Um abraço =)

Anônimo disse...

Ei Fernanda, obrigada por responder, desculpe mas só vi hoje, que bacana!
Vou entrar em contato com eles sim, agora coloquei seu blog nos favoritos e aproveitei e li tudo tudo rs, é lindo!
E quanto a Malvern? Falei com algumas pessoas e as opiniões divergem um pouco, uns gostam, outros nem tanto, outros acham que pelo preço está ótimo ... e você?
Abraço. Marlise

Nanda Campelo disse...

Td bom, Marlise?

Que bom que vc gostou do meu blog. Fico toda orgulhosa de ler isso! =D

Quanto à Malvern House... a maior queixa, inclusive minha, é a quantidade de brasileiros. Mas esse é um ponto em que quase todas as escolas se batem. Tem brasileiro demais em Londres, de um modo geral. Ouvi falar bem da English Studio, inclusive um amigo meu está estudando lá e gostando bastante. Vale a pena comparar e perguntar por mais informações.

Mas de um modo geral eu gostei muito do ensino da Malvern. Os professores são MARAVILHOSOS!! Abertos aos alunos, simpáticos e muito bons.

Já decidiu quando vai? =)

Abraços.

Moab Castro disse...

Show de Bola Fernanda seu Blog. Gostei muito, também irei para Londres, porém final do ano dia 15 de dezembro, estou fechando com agência de intercambio aqui em Salvador, mas estou em dúvida entre a Malvern e a Englisn Estudio. (rsrs) Outra coisa que me preocupa muito Fernada é a imigração, foi tranquilo? o Que pediram a você? Em relação ao custo para mim vai ser um pouco mais barato pois vou ficar na casa de minha prima, aliviou mais. ( rsrs) Desculpa perguntar Fernanda por qual agência você foi? 250,00 reias foi o serviço da agência já incluindo taxa de matrícula e reserva de vaga?
Desculpe ae a metralhadora de perguntas.(rsrsr) ansiedade demais.
Ah feliz em saber que você é de Salvador eu também.
Desde já te agradeço pela atenção =)

Nanda Campelo disse...

Olá, Moab! =)
Fico tão feliz de ver gente de Salvador fazer intercâmbio! Sei o quanto essa experiência é capaz de desenvolver as pessoas e quanto mais gente interessante por aqui, melhor.

Respondendo às suas perguntas (não se incomode em perguntar mais... será um prazer ajudar no que for possível)...

* Estudei na Malvern House. Os professores são excelentes, a escola é muito bem organizada e a localização é ótima, mas achei as salas muito cheias e há muitos brasileiros e colombianos por lá. Um amigo meu estudou na English Studio e gostava bastante. Disse que quase não havia brasileiros, mas não sei como está lá agora, já que tem muito brasileiro indo pra Europa.

* Eu fui pela BEX. Thaís foi o meu contato na agência. Só tenho elogios a fazer. Os R$250,00 que eu paguei foram referentes ao trabalho deles de correspondentes pra tirar o visto. Matrícula e reserva de vagas são pagos à escola e não à agência.

* Pra receber o visto foi tranquilo. Recebi toda a orientação da minha agência na hora de providenciar os documentos, que eles organizaram num enevelope que viajou lacrado comigo pro consulado Britânico no Brasil. Na imigração do aeroporto de Londres eles me perguntaram o q eu estava indo fazer em Londres, quem bancaria meus estudos, qual a profissão do meu pai e pediram pra ver a minha carta da escola. Alguns do meus amigos nem responderam a tantas perguntas.

Vou torcer pra td certo com os seus planos. =)
Se tiver mais dúvidas, só perguntar.

Beijão

LEONARDO disse...

OLA FERNANDA QUERIA SABER SE VC NESSE TEMPO DE SEIS MESES VC APRENDEU MUITA COISA, OU VC JA TINHA O INGLES AQUI NO BRASIL, TIPO, PQ NUNCA FIZ INGLES E PRECISO PRA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO NA AEREA DE UM CURSO QUE FIZ QUE É A AVIÇAO, O QUE VC ME DIZ, OBRIGADO E DESCULPA POR TANTAS PERGUNTAS É PQ QUERO MUITO FAZER E AQUI NO BRASIL NAO SEI SE DA PRA APRENDER...

Nanda Campelo disse...

Oi, Leonardo! =)

Desculpa a demora em responder, mas o são joão não me deixou conectar antes.rs

Se você quer aprender inglês de verdade e rápido, com certeza o intercâmbio é a melhor opção. Eu já havia feito inglês no Brasil antes de viajar, mas por pouco tempo. Cheguei lá com o nível pré-intermediário. No entanto, no dia-a-dia posso te assegurar que o meu nível era muito menor que esse. Eu tinha MUITA dificuldade em compreender as pessoas, sinalização, em me comunicar de um modo geral. Após 6 meses eu já sou capaz de fazer tudo isso num bom nível.

O que eu posso te dar como dica é: os grandes centros te enriquecem muito culturalmente, mas te dão um convívio menor com o inglês nativo. Por exemplo, eu morei em Londres. Conhecer o cotidiano daquela cidade me deu uma bagagem indescritível, mas ao mesmo tempo eu conheci pouquíssimos ingleses. Convivi e aprendi inglês muito mais com pessoas do resto do mundo, como Turquia, Bangladesh, Colômbia etc.

E, acredite, ir pra Cambridge ou Oxford pode mudar um pouco isso, mas não tanto. Tem muito brasileiro em todos esses lugares. Mas é isso, tudo é escolha. Se você for por pouco tempo, tente andar mais com nativos e, tenha certeza, você aprenderá o suficiente pra dar um mega upgrade na sua profissão. =D

Estarei torcendo por você.

Se tiver mais alguma dúvida, só perguntar.

Bj