Search

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Custo para ficar... LONDRES


Ouvi certa vez em uma palestra que a razão de muitas empresas irem à falência tão cedo no Brasil é que nós somos muito otimistas. Parece engraçado, mas é a mais pura verdade. A gente planeja cenários ideais e dificilmente eles se reproduzirão na nossa frente. A receita: planeje pessimista e mantenha o otimismo.

Essa máxima se aplica também na hora de calcular o quanto você precisará no seu intercâmbio. Se planeje para um cenário difícil, onde as coisas não acontecem tão rápido. Por experiência própria, assisti tudo dar errado no meu primeiro mês em Londres e eu sou brasileira, jurava que daria tudo certo e não deixei a margem necessária. Resultado? "Pai, socorro!" É triste. rs

Então para que você não tenha que passar por esse mesmo perrengue que eu, vou te preparar melhor do que eu vim preparada.

CUSTOS PARA VIVER EM LONDRES:

ROUPAS: Reserve um dinheiro para comprar aqui as suas roupas de frio, se você vier no inverno. Aqui é incrivelmente mais barato que no Brasil. Mas reserve um dinheiro pra isso, porque é barato, e não de graça. Separe de £150,00 a £300,00 para isso, a depender da sua necessidade e da qualidade/marca de roupa que você queira comprar. Dá pra achar casaco aqui de £20,00 a £150,00 em uma mesma rua.

ACOMODAÇÃO: Londres é divida por Zonas, sendo a 1 a mais central. Você não precisa morar lá para estar bem localizado, porque é uma área muito cara e mais comercial. As zonas 2 e 3 são boas opções. O mais importante é estar numa área próxima a metrô e de ônibus 24h, assim você consegue programar melhor seus horários durante a semana e curtir tranquilo o fim de semana, quando você volta para casa num horário em que trens e metrôs já estão fechados.

Eu moro na Zona 3 e divido um apartamento com mais 2 pessoas, pago £75,00 por semana (é estranho para gente calcular assim, mas aqui as pessoas pagam por semana e recebem por hora de trabalho). É um valor bom. Além do aluguel você precisa pagar algumas taxas pela luz e gás, que vai acabar somando entre £5 e £10 por semana no seu orçamento.

TRANSPORTE: O transporte daqui é ótimo e proporcionalmente barato. Não converta ou você levará um susto. Se você vem para estudar por 12 semanas ou mais, ótimo. Você pode se aplicar como estudante para pagar uma tarifa MUITO menor, mas isso leva tempo (cerca de duas ou três semanas) e pode dar errado (como aconteceu comigo), o que te custará ainda mais tempo. O valor do transporte varia de acordo com as zonas que você frequente. Você pode comprar o Oyster card e pagar por semana (é a opção mais barata e que te dá direito a usar ilimitadas vezes metrô, trem e ônibus).

- se você mora na zona 3, você pagará pelas zonas 1, 2 e 3.
             Com Oyster Card = £32,00; Com Student Oyster Card = £22,50
- Se você mora na Zona 2, pagará pelas zonas 1 e 2.  
             Com Oyster Card = £27,00; Com Student Oyster card = £19,30. 

ALIMENTAÇÃO: Você cozinha? Acredite, se sua resposta é não, uma hora você tentará. Primeiro porque comer barato e saudável só é uma equação possível em Londres se você cozinhar na sua casa. A maior oferta de comida aqui é fast food e qualquer coisa fora disso vai pesar no seu orçamento. É claro que sair um dia ou outro para comer uma comida diferente não vai te levar à falência, mas todo dia vai sim, se você for um estudante do Brasil que veio com o dinheiro contado. rs

- Preço médio de comidas prontas na rua e de algumas coisas para a casa.
Fish and Chips = £3,45
McDonald's (Mc oferta) = £4,01
Tesco (sanduiche, suco e chocolate) = £2,00
Pizza Hut (rodízio) = £6,99 (em qualquer lugar de Londes, eles SEMPRE te darão o seu £0,01 de troco)
Donar Kebab = £5,00

Cereal (500g) = £1,65
Leite (1l) = £1,50
Pão (800g) = £1,39
Água (5L) = £1,29
Muffins (4 unidades) = £1,00
Miojo (o do copinho) = £0,99
Torta salgada (500g) = £1,00
Pizza (tamanho entre pequeno e médio) = £2,00
* Só sei isso de cabeça, porque foram as únicas coisas que comprei até agora.

- Tenho amigos que dizem gastar £40,00 por mês com comida. Não faço idéia de como eles conseguem isso. Eu gasto uma média de £80,00 por mês. Vou fazer um curso com eles e reduzir isso.rs

LAZER: Essa é a primeira coisa que você corta enquanto aguarda um emprego e sinal de dias melhores, mas se você se preparar bem não precisará fazer isso. Afinal, não é todo dia que você está na Europa. Toda semana acontecem festas da escola, onde você paga mais barato para entrar, cerca de £5,00. Lá dentro uma caneca de cerveja sai por uma média de £5,50.

Londres também tem muitas atrações turísticas gratuitas e muitas onde você pagará uma média de £15,00 a £20,00 para entrar.

Ainda tem as viagens pela Europa... eu ainda não viajei, mas acredito que com £150,00 dá pra conhecer um país próximo por um fim de semana.

EMPREGO: Não é tão simples encontrar emprego em Londres, você terá duas grandes dificuldades iniciais: não ser fluente em inglês e só poder trabalhar 10h por semana.  Encontrando emprego, ele dificilmente cobrirá suas despesas. Paga-se uma média de £5,00 a £6,00 por hora trabalhada. Ainda estou me estabilizando nesse quesito, então é complicado dar boas dicas.

No geral... Imagine que tudo dará errado no primeiro mês e você precisará de um outro "primeiro mês" para se organizar. Dois meses livres de preocupações é um bom primeiro passo para fazer do seu intercâmbio uma experiência inesquecível. Mas ok, não precisa inventar milhões de "poréns" e sempre adiar o seu sonho. Falar inglês é incrível e necessário... viver em outro país completamente diferente do seu é chocante, enriquecedor, divertido, angustiante e a melhor experiência do mundo.

11 comentários:

Ricardo Campelo disse...

Parabéns pela iniciativa!
Vai ajudar muita gente.

Unknown disse...

Adorei Nanda já poupou um grande trabalho que eu iria ter...
Só corrigindo quanto ao transporte...

Se você mora na Zona 2, pagará pelas zonas 1 e 2.
Com Oyster Card = £27,00; Com Student Oyster card = "£19,30".

Beijão... achei massa... mas ainda não consigo gastar só 80 pouns por mês com comida, é quase nada isso...

Fernanda Barata disse...

Parabéns flooor! muito bom mesmooo!

Os preços de Londres não são em geral muito diferentes dos de Portugal, acho que só que algumas coisas são mais caras.

Quanto a viagens, eu ainda não fiz nenhuma também, mas eu e Lidinha já temos uma planejada pra semana que vem. O segredo é ficar sempre de olho nas promoções de empresas aéreas da europa, como, por exemplo, a ryanair (acho que é assim que escreve). Você pode achar uma passagem de até 8 euros. A estadia é mais complicada, mas vale vasculhar hostels (sempre tem algo bem barato tbm!).

Viver aqui é mesmo surpreendente. Uma realidade alheia, com intensos momentos de desespero e outros tantos de euforia! Um sonho que vira verdade.

Saudadeeees moça!

Nanda Campelo disse...

Brigada pela correção, Enrique. =D
Quanto a comida... como que vc vai gastar só 80 se vc é homem e grande? Pode multiplicar isso por 2 pelo menos. rsrs

Nanda Campelo disse...

Aí... #ficadica de Nanda pra quem quer fuçar a Europa e economizar. =D

Uma coisa é verdade, em algumas companhias, se você comprar passagem com uma certa antecedência (cerca de duas semanas) elas ficam absurdamente mais baratas.

Outra bem conhecida e com fama de barata é a EasyJet.

Desespero e euforia... tô nessa tb, Nandinha. rs
SAUDADES!!

Unknown disse...

Adorei..te disse o q?business..tá demais..rs beijo

Renauty disse...

Eu sou uma cabeçuda! Coloquei no meu Favoritos a página do seu primeiro post daí, ai toda vez que entrava, achava que vc nao tinha atualizado ainda! Dããã! hehehehe!

Você como sempre com ótimas iniciativas! Os textos ficaram muito bem escritos e com certeza vai ajudar muita gente! Parabéns!!!

Tô com saudade! NUnca mais te vi no msn, deu problema no pc?

Beijoooooooooooooooooooooooooo

Nanda Campelo disse...

hauehauehaueh
Tu não presta, Lane!
E viva o business!! =D

Nanda Campelo disse...

Renaute... deu problema no pc: do teclado pra trás. rs

É q essa semana eu andei tratando de me ocupar estudando e procurando emprego. Até apareci no msn, mas sempre rápido e vc nunca tava online. Temos sim MUITO o que conversar. rs

Anônimo disse...

Ei Fernanda! Adoro a simplicidade e clareza que vc escreve, parabéns!
Tenho lido muito sobre Londres (ainda estou em dúvida entre UK e EUA) mas não vi nada sobre a diferença de Oyster Card e Student Oyster Card, porque a dificuldade em conseguir o Student? No mais acho que além de morar próximo ao metro tbém é preciso morar próximo a um Tesco? rs .. ou achamos um dele em cada pedaçinho de londres? Abraço.
Marlise

Nanda Campelo disse...

Oi, Marlise!

Para conseguir o Student Oyster card é preciso estar matriculada no mínimo por 14 semanas na sua escola. Muitas escolas contam essas 14 semanas como 12 semanas de aula e mais 2 de férias. Confirme isso antes de fechar o pacote. Salvo engano, é preciso também ter menos de 24 anos.

Depois de preenchido esses requisitos, vc poderá se cadastrar online no site do TFL (que é a empresa responsável pelo transporte de Londres) e aguardar cerca de 2 a 3 semanas pra receber o seu Student Oyster Card na escola!

Abraços e desculpa a demora. =)