Search

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma segunda chance para Paris

Quem nunca sonhou em conhecer um lugar, uma pessoa? Quem nunca se encheu de expectativas e caiu lá de cima quando as coisas não foram exatamente como nos sonhos? 

Quando assisti O Fabuloso Destino de Amélie Poulain imaginei a minha Paris. A cidade me parecia romântica, viva, cheia de cores e coisas prontas para serem descobertas. Decidi fazer intercâmbio e escolhi Londres, mas era Paris quem me prometia a Europa.

Fim de semana passado finalmente desembarquei na Cidade Luz, para uma viagem que não cumpriria nem um quinto das suas promessas. Passei por momentos de terror e ao fim de três dias respirei de felicidade ao voltar para Londres.

Foram muitas informações erradas, muita gente que não sabia ou fingia não saber inglês e por isso nos deixava ainda mais perdidas. Fomos seguidas e, por fim, roubadas no nosso próprio hotel.

Muitos disseram que a gente deu bobeira, que mesmo sendo hotel e bom, tem sempre que trancar a mala com cadeado. Mas quando é que a gente faz isso? Quando é que a gente conhece alguém bonito, interessante, engraçado, que nos envolve completamente e lembra de trancar o cadeado, de manter um pé atrás, de não se jogar de cabeça e sonhar que aquele instante continue para sempre? Quando é que a gente lembra que expectativas são apenas expectativas e não um contrato com a realidade? E que crueldade as coisas acontecerem diferente. 

Mas eis que a vida real segue seu curso, apesar dos nossos planos, e é preciso um pouco de esperança e fé para olhar a realidade não sonhada e aprender a partir dela. Aprender a amá-la ou aprender com ela o que será preciso para amar as experiências que virão. 

Paris foi um desastre. Talvez apenas uma viagem a esquecer ou uma lição árdua e valiosa, como toda desilusão. Mas um dia eu volto, já despida das minhas expectativas. Como uma segunda chance a um amor que na hora de acontecer encontrou obstáculos, mas que nada impede de tornar-se o amor da minha vida.


6 comentários:

Bruna disse...

Nanda.... Poxa... Entendo totalmente suas razões!!! Mas, de fato, Paris precisa de mais uma chance... O que aconteceu com vcs, infelizmente, poderia acontecer em qualquer lugar. Uma amiga minha acabou de voltar de viagem e, na Itália, a mãe dela foi assaltada, roubaram muitos euros, fazer o quê?! E olhe que a Itália, atualmente, é o meu sonho de consumo, não me escapa no próximo ano... Mas me diz, Nanda, tem como descrever a emoção da torre piscar??? E ainda mais se for tomando um bom vinho sentada na grama com os amigos??? E o que falar de Montmarte??? E as inúmeras outras coisas??? Vamos fazer assim: voltarmos juntas a Paris e, aí sim, darmos nossa conclusão final, combinado??? hahahhaah Saudades GIGANTE!!!! Beijoooooo, Bruna, a pernambucana mais do que saudosa!!!

nanda barata disse...

floooooooooooooor!!!!
sinto tanto que sua ida a paris tenha sido uma tamanha decepção!!! ruim mesmo é descobrir que não existe em lugar nenhum o lugar dos nossos sonhos! ...
Paris me pareceu horrenda quando cheguei. Achei a cidade suja, mal cuidada e os franceses extremamente mal educados. Com sinceridade, já fui mesma cheia de medos e preucupações .. e na chegada não houve nada que me fizesse mudar nesse sentido.

Depois de um dia inteiro passeando e conhecendo a cidade pude perceber que ela é sim bela. Uma beleza própria. Paris é diferente de tudo que vi. Não sei se por isso mais bela ou feia. Diria que apenas diferente.

Ela não se tornou o amor da minha vida, mas com certeza uma boa lembrança.
Acho que esse é o nosso beneficio maior em estar aqui e poder conhecer tantos lugares. Saio da Europa com nova energia, novos conhecimentos e perspectivas mas acima de tudo ... com muitas boas lembranças eternas!

Renauty disse...

Achei Paris chatão hauhauhuahuahuha

Que saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaade

Volte logo véi (egoísmo mode on)

Vinícius disse...

Crônica muito bem feita, sim. Parabéns. Não menos felicitações pela experiência que tiveste em Paris; não precisava ser onírica para ser valiosa, você bem o disse no texto.
Saudações.

Livia disse...

Acredite em mim : depois você irá dar muita risada do o que aconteceu. Certas coisas nao acontecem a toa. Acredito, de verdade, que uma viagem nunca perdida.

Certa vez meu pai me disse algo que achei que era apenas prêmio de consolação : filha, agora você tem uma historia totalmente diferente para contar desse lugar. E é a mais pura verdade. Dizer que subiu na Torre Eiffel, foi no Arco do Triunfo e viu a Monalisa no Louvre, qualquer um pode contar.

Nanda Campelo disse...

Pois é... quando eu mais quis ser clichê, mudaram o script. rs

Mas valeu a pena. Foi valiosa, diferente e, passado tudo, até ficou engraçado contar a tragédia. =D

Beijão pra vcs.