Search

sábado, 4 de outubro de 2014

Votar ou não votar: a menor das questões!

Amanhã é dia de eleição e não importa pra qual lado se olhe, jornais e revistas imploram que os brasileiros votem com consciência, reforçando a crença de que esse é o maior momento de expressão da cidadania. O problema do Brasileiro é exatamente esse: achar que as urnas definem tudo. Parece gente que faz dieta durante a semana de Natal e Ano Novo, sem perceber que a gente engorda mesmo é entre o Réveillon e o Natal. As eleições não são a linha de chegada, mas o aviso de que uma maratona está prestes a começar.

Eleger pessoas honestas, bem intencionadas e com bons projetos é essencial. Mas fechar os olhos por quatro anos e só reabrir nas eleições seguintes é como contratar uma empregada pelo seu currículo e esperar que ela descubra sozinha o que precisa ser feito. Se você não disser o que quer, nem fiscalizar o modo como as coisas estão sendo feitas, possivelmente a sua casa ficará como o Congresso Nacional: suja, bagunçada e recebendo a visita da empregada apenas pra receber o salário.

Difícil é encontrar alguém com tempo e vontade pra exercer esse papel de fiscalizador. Afinal, são muitas informações, todas dispersas e confusas. Pra cobrar Imposto de Renda o governo já desenvolveu plataformas práticas e eficientes. Claro, porque interessa arrecadar. Mas plataforma fácil e acessível pra informar os gastos públicos não existe. Se existe, não se divulga.

As campanhas precisam incorporar a gestão da informação sobre os gastos públicos entre as suas reformas. Sim, precisamos de reforma tributária. Mas além de diminuir o quanto sai do meu bolso, eu quero saber exatamente aonde essa quantia vai parar. Não acredito em bom mocismo político. Afinal, no Brasil político não fica preso; mesmo quando condenado por corrupção, continua sendo eleito; e CPI, que deveria investigar, tornou-se um happy hour entre amigos.

Lembra da esperança que tomou conta de você quando o povo foi às ruas protestar em junho do ano passado? Lembra da emoção que você sentiu cantando o hino brasileiro a plenos pulmões antes de cada jogo do Brasil na copa do mundo? Amanhã é dia de eleição e eu espero que essas memórias estejam vivas na sua cabeça e aflorem o seu patriotismo. Amanhã o voto é seu, das suas convicções, mas ele repercutirá no país inteiro. Amanhã você ajuda a definir quem será eleito, mas sua responsabilidade como cidadão não acaba amanhã. Ela continua depois de amanhã e ainda depois disso. Amanhã você vota. Depois de amanhã você cobra.